A X-Adventure é uma empresa de animação turística com larga experiência e com um variado catálogo de eventos a partir do qual poderá fazer a sua opção. Á sua disposição temos desde tours pelo Ribatejo e Alentejo, passando pelos passeios de todo o terreno Expedição ao Montado Series e terminando em vários eventos desportivos de alto nível, de entre os quais o Troféu de Extreme Trial 4x4 é o expoente máximo.
"Valeu muito a pena. A Escuderia de Castelo Branco aceitou este repto. para a uma modalidade completamente nova para nós. Recebemos o convite da X-Adventure para estarmos aqui. Realmente Foi uma prova muito difícil devido ás condições que aqui estão, mas muito bem disputada. Temos aqui uma massa humana muito boa. Penso que foi uma aposta ganha.
A especificidade destas provas, quanto mais difíceis elas se tornam mais míticas elas se tornam e o sabor da vitoria acaba por ser muito maior. Mas o mais importante aqui é que mesmo com estas condições adversas, toda esta estrutura e toda esta organização conseguiram levar este evento em perfeitas condições até ao fim como se estivesse um belo dia de sol. O mais positivo é o grande evento que aqui estivemos.”
"Esta modalidade está agora a entrar agora para a família da FPAK. Foi recebida e muito bem esta ano. Pensamos e fazemos questão de passar isso a quem de direito que esta é uma aposta ganha. Realmente é uma modalidade que estava fora do âmbito da FPAK e em boa hora entrou e prova está á vista com esta grande prova, grande organização, temos aqui grandes pilotos, temos aqui veículos muito bem construídos e que cumprem muito do que é exigido em termos de segurança. Acho que é uma aposta muito grande, é uma modalidade que atrai publico e atrás do publico vem tudo o resto."
"Do meu ponto de vista correu tudo muito bem. Os concorrentes foram muito recetivos a tudo quanto se lhe disse e é uma modalidade com pernas para andar. O tempo não ajudou e estou convencido que haveria muito mais gente e que seria muito mais divertido."
"Vamos esperar para ver, se será igual ou melhor, mas espero que seja melhor."
"Foi um dia duro, complicado, exigente para organização e participantes. Embora tenha sido com muita lama e a chuva a marcarem esta prova, foi uma verdadeira prova de fogo de uma modalidade que deu um passo de gigante do ano passado para este. Creio que a organização superou os desafios que lhe foram apresentados, e que os representantes da FPAK ficaram satisfeitos com o que aqui se passou. Hoje foi um dia de aprendizagem para todos, pelo nosso lado e dos participantes a aceitação das normas da federação e procurar evoluir de acordo as indicações que nos foram dadas, e pelo lado tanto federação como da Escuderia que nunca tinham tido um evento destes, perceberem qual o grau de evolução a que a competição já se encontra e como é que tem sido o nosso trabalho ao longo dos anos. Penso que estamos num muito bom caminho. Quero deixar uma palavra de apreço aos participantes, que muito sofreram nesta pista, mas que de um modo geral não baixaram braços."
É finalmente chegada a hora do encerramento do Troféu X-Trophy, com a realização da última prova desta edição já no próximo domingo em Cabeceiras de Basto, a norte de Portugal.
A prova esteve inicialmente agendada para 11 de Março, mas foi adiada devido ás muito más condições climatéricas que colocavam em risco a segurança de pilotos, organizadores e público, e influenciavam o normal decorrer da prova.
O Arco Rotações Clube, clube organizador desta última prova regressou ao terreno e preparou ainda com mais cuidado o recinto e a pista localizados em Moinhos do Rei, Abadim, concelho de Cabeceiras de Basto. A organização pretende criar um verdadeiro ambiente de festa, pelo que irá oferecer um “Porco no Espeto” aos participantes entre mais algumas surpresas.
O padock ficará instalado no aeródromo local, numa zona asfaltada para que as equipas possam estar um pouco melhor instaladas. O circuito está desenhado em redor, percorrendo os montes e vales da zona, com troços rápidos e técnicos.
Com a competição a aproximar-se do final, as classificações dos vencedores ainda não estão definidas, com bastantes pilotos em posições ainda muito próximas. Apesar de haver favoritos em várias categorias, esta última prova será bonificada pelo que o menor deslize poderá baralhar as contas finais, dado que existem diversos pilotos rápidos em posição de assumir a liderança.
Luís Pirralho, diretor da X-Adventure, entidade promotora do Troféu:
"Finalmente vamos poder encerrar o troféu 2017/2018. O adiamento desta prova caiu como um balde de água fria (ou uma chuvada para ser mais exato face ás condições que existiam na altura), obrigando-nos agora a um trabalho em duplicado para voltar a colocar o evento de pé.
A organização e os seus parceiros esforçaram-se ainda mais desta vez, e fizeram um grande esforço para poder criar as melhores condições possíveis para a prova.
A melhor recompensa que se podia dar a esta organização era termos uma boa lista de inscritos, e parece que vamos conseguir. Nos quads a lista já está muito composta, nas motos para lá caminha. As inscrições ainda podem ser feitas no dia da prova, no secretariado da mesma."
Todas as informações sobre o Troféu X-Trophy podem ser encontradas no site oficial em www.x-trophy.com
As listas de inscritos provisórias já estão disponíveis no site oficial, nesta página: http://www.x-trophy.com/index.php/provas/5-prova.html
O X-Trophy é um troféu promovido pela X-Adventure, com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, do TR4 Digital, do Todoterreno.pt e da Rally-Raid Network.
APTE E FPAK PROMOVEM FORMAÇÃO DE ACTIVOS DAS VÁRIAS ORGANIZAÇÕES DE TRIAL
Vários elementos que compõem a organização do Challenge Ibérico de Super Extreme Trial 4x4 participaram no passado dia trinta numa ação de formação de Comissários e Diretores de prova ministrada pela FPAK , em Coimbra, e onde estiveram ainda presentes elementos dos restantes organizadores que compõem a APTE, Associação Portuguesa de Trial Extremo.
De particular importância, esta ação de formação visou dotar os presentes de conhecimentos básicos da orgânica e funcionamento dos eventos que têm lugar sob a égide da federação. Foram abordadas diversas temáticas de a regulamentação, estrutura da organizações, procedimentos e sobretudo as questões relacionadas com a segurança não só dos participantes, como também do público, media e até da própria organização.
Luís Pirralho, diretor da X-Adventure, entidade promotora do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4:
"De salientar a postura de abertura da FPAK neste ano que se pretende de transição e de aprendizagem mútua. Esta era uma modalidade que estava fora da FPAK, e de um modo geral as entidades que organizam e os participantes não conhecem ainda com o suficiente detalhe todas as normas, por outro lado, também a própria federação que acolheu o trial, procura entender melhor uma modalidade que é radicalmente diferente de todas as outras em muitos detalhes, como por exemplo ter um navegador que entra e sai constantemente da viatura. 2018 é assim um ano de partilha de conhecimentos e que servirá para definir o melhor caminho para uma modalidade que tem um futuro muito promissor."
"Esta formação é muito importante para nós e pretendemos fazer ainda mais algumas para dotarmos toda a estrutura organizativa de um conhecimento profundo o suficiente para poderemos realizar todos os nossos eventos de acordo os elevados padrões da FPAK." concluiu.
A APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo foi a entidade que promoveu esta ação em colaboração com a FPAK e com o CAC - Clube Automóvel do Centro, o anfitrião da noite. A esta sessão compareçam mais 40 elementos das 5 organizações que compõem esta associação - NaTTuga, GRAFT - Adventure Series, Norte X4, Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 e o Super Extreme Trial 4x4 (Madeira).
"Esta Associação nasceu sobretudo do facto de todas estas organizações terem muitos pontos em comum e uma sã convivência entre todas. Faz todo o sentido que trabalhemos juntos, mais agora que todos integrámos a família da FPAK. A APTE permitirá uma partilha de recursos e responsabilidades, facilitando muito o trabalho da organização, mas servindo sobretudo como veículo de promoção da modalidade em Portugal e no Estrangeiro, contribuindo para o seu crescimento sempre de acordo aquilo que forem as normas emanadas pela FPAK." disse Luís Pirralho sobre a nova associação.
"Estiveram presentes mais de 4 dezenas de pessoas das 5 estruturas que compõem a APTE nesta ação de formação. Penso que é significativo, demonstrando o interesse e empenho de todos no sentido de fazer a mais rápida adaptação possível à nova realidade em que nos inserimos. Não temos quaisquer duvidas que o caminho é longo e que terá certamente algumas dificuldades, mas contamos com o apoio da Federação que já demonstrou total abertura para nos esclarecer e ajudar sempre que necessário, e ainda com uma excelente relação de amizade e colaboração entre todos."
Pela parte do CISET 4x4, os conhecimentos adquiridos serão já aplicados no próximo dia 6 de Maio, em Santiago da Guarda, na realização da segunda prova da atual temporada.
CISET 4x4
![]() TOURS E ATIVIDADES | X-ADVENTURE EVENTS | ![]() X-ADVENTURE SPORTS |
EDIÇÃO DE 2016 | ![]() EXPEDIÇÃO AO MONTADO SERIES | ![]() TROFEU EXTREME TRIAL |